Amigos da Marinha
Página não oficial




11 de Junho, dia do escoteiro do mar

Após um acampamento no Rio Beaulieu, Baden-Powell redigiu “Escotismo do Mar para Rapazes”, que era uma pequena explanação do que deveria ser o “Escotismo do mar”, onde ao final há uma nota que diz que seu irmão, Warrington Baden-Powell, montaria um manual para os Escoteiros do Mar. Com o despreparo dos chefes da modalidade básica, surgiram novos chefes provindos da Guarda Costeira da Inglaterra, os quais tinham conhecimento sobre as artes da marinharia. As primeiras uniões de Escoteiros do Mar na Inglaterra e no exterior foram: Mercúrio, “British Boys”, Petersham and Ham, Barry, Cleethorpes, Ratcliffe, Skegness, e Gibraltar.

Em 1910 foi definido o uniforme dos Escoteiros do Mar, branco, diferente da modalidade básic,a caqui. Em 25 março de 1911, estabelece-se escoteiros do mar como salva-vidas na costa, uma real necessidade da época. Em 1912 o “Escotismo do Mar e Marinharia para Rapazes” é publicado. Em 1921, Warrington Baden-Powell morre, mas o Escotismo do Mar já era realidade em vários países.

Em 17 de abril de 1910, encerrando um ciclo de quatro anos de renovação da frota naval brasileira, o Encouraçado Minas Gerais chegava ao Brasil, vindo da Europa, com um grupo de oficiais que trazia consigo uniformes e acessórios escoteiros, depois de acompanhar o enorme sucesso que o Movimento fazia na Inglaterra.

O grupo logo se organizou para fundar a primeira associação escoteira, chamada de Centro de Boys Scouts do Brasil, no Rio de Janeiro. A palavra “escoteiros” só surgiu alguns anos depois, ocupando o lugar do termo “scrutar”, adotado assim que o Escotismo chegou ao país.

Rapidamente o Movimento Escoteiro se espalhou por todo o território nacional, inicialmente com diversas associações independentes, até que, em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, acompanhando o desejo de B-P de ver o senso de unidade entre os diversos grupos escoteiros em cada país.

O que caracteriza, na realidade os Escoteiros do Mar, é que eles realizam suas atividades preferencialmente na Água. Onde quer que exista água em quantidade e profundidade suficientes para que uma embarcação possa navegar, seja ela de que tipo for, aí podem existir Escoteiros do Mar, seja esta água de mar, de rio, lago, lagoa ou Pantanal.

A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional Navegação a Remo até Mergulho ou windsurf.

Baden Powell, em seu Livro Escotismo para Rapazes, diz que a melhor época de sua vida foi a que passou como Escoteiro do Mar. A família possuía um veleiro e percorria durante as férias escolares, as costas da Inglaterra. Em certa ocasião, numa viagem exploratória, subiram, usando um pequeno brasco, o rio Tâmisa até sua nascente.

BP (como era conhecido Baden Powell) estava participando de um cruzeiro quando soube de sua aprovação no concurso para o Exército. Um dos seus irmãos, Warrington, que seguil a carreira na Marinha, chegando am posto de Almirante, foi autor, a pedido de BP, do Livro Sea Scouting and Seamanship for Boys, o primeiro Livro para Escoteiros do Mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *