Amigos da Marinha
Página não oficial




Alte. Joaquim José Inácio

O Alte. Inácio é mais conhecido pelo seu título nobiliárquico concedido pelo Imperador D. Pedro II por seu brilhantes serviços prestados em campanha, quando assumiu, por escolha pessoal do Duque de Caxias, o comando das Forças Navais na Guerra da Tríplice Aliança em 1868.
Esse período da Guerra do Paraguai, como o conflito é mais popularmente conhecido, caracterizou-se pela luta da Marinha Imperial nas incursões em terreno inimigo.

Os paraguaios possuiam algumas fortalezas até então inexpugnáveis, das quais a resistência de Solano Lopes à ofensiva brasileira dependia essencialmente para conter o ímpeto brasileiro após o domínio do Rio Paraná, posterior à vitória na Batalha Naval de Riachuelo em 1865.

O Visconde de Inhaúma comandou bravamente a esquadra e através de uma tática naval suportada nas sucessivas passagens pelas fortalezas (Curupaití, Humaitá, etc.) e a tomada destas praças de guerra pelo Exército de Caxias, Solano Lopes (Ditador Uruguaia) estava cada vez mais enfraquecido.

Por fim, o Alte. Joaquim José Inácio, depois de passar mais de dois anos diante da esquadra em plena campanha altamente exaustiva, porque Solano Lopes extendeu sua reação até Serro Corá mesmo tendo exaurido todas as suas possibilidades de reverter este quadro, o Visconde de Ihaúma retornou ao Rio tendo sido substituído.

A Guerra do Paraguai estava no seu final. Um mês depois de chegar ao Rio adoentado por moléstias decorrente da calamitosa situação do campo de batalha, Joaquim José Inacio faleceu coberto de glórias e consideração por parte de todos, sendo posteriormente reconhecido como Visconde de Inhaúma.

Os comentários estão desativados.