Seja bem-vindo ao site dos Amigos da Marinha (Página não oficial)
Home Edição histórica da Comissão “Aspirantex/2021” chega ao fim
Edição histórica da Comissão “Aspirantex/2021” chega ao fim

A atracação dos últimos meios participantes, em 4 de fevereiro, marcou o término da “Aspirantex/2021”. O diferencial desta Operação foi a inédita oportunidade que as Aspirantes tiveram de escolher entre os Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais, em igualdade de condições com os Aspirantes do sexo masculino. Anteriormente, elas eram, automaticamente, direcionadas para o Corpo de Intendentes. Com a ampliação das possibilidades na carreira, sete Aspirantes decidiram ser pioneiras: seis escolheram ingressar no Corpo da Armada, e uma optou por fazer parte do Corpo de Fuzileiros Navais. A “Aspirantex/2021” representa, portanto, um marco na história recente da Marinha.

longo dos 22 dias de comissão, mais de cem exercícios táticos e operacionais foram realizados pelo Grupo-Tarefa criado, especialmente, para a missão. Os 258 Aspirantes participantes foram distribuídos em seis meios da Esquadra, de onde acompanharam as atividades características da vida embarcada. A bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, do Navio Doca Multipropósito “Bahia”, das Fragatas “União” e “Constituição”, da Corveta “Barroso” e do Submarino “Tupi”, os futuros Oficiais conheceram os diversos setores dos navios, tiraram dúvidas com a tripulação e viram, na prática, como são feitas as fainas marinheiras.

Destacamentos do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino, bem como Grupamentos de Mergulhadores de Combate e de Fuzileiros Navais, embarcados nos meios participantes, realizaram exercícios para demonstrar a atuação de seus militares. Cerca de 170 Aspirantes voluntários voaram nas aeronaves e aprofundaram conhecimentos sobre a Aviação Naval. Cerca de 60 Aspirantes embarcaram nas Embarcações de Desembarque de Viaturas e Pessoal (EDVP) e aprenderam sobre operações anfíbias.

Aspirantex/2021” permitiu, ainda, que os futuros Oficiais ampliassem conhecimentos durante os períodos de atracação. Quando estiveram no Porto de Itajaí (SC), os Aspirantes visitaram o Estaleiro Brasil Sul, onde serão construídas as Fragatas da “Classe Tamandaré”. Durante a estadia no Porto de Santos (SP), eles visitaram o Centro Experimental ARAMAR, na cidade de Iperó (SP), oportunidade em que conheceram as instalações onde são desenvolvidas as pesquisas do Programa Nuclear da Marinha.

A comissão alcançou o propósito de contribuir para a formação militar dos Aspirantes e auxiliá-los na escolha de Corpo e Habilitação, que definirá suas carreiras. O sucesso da “Aspirantex/2021” também pode ser confirmado no que tange às questões sanitárias: nenhum caso de contaminação por Covid-19 foi registrado entre os Aspirantes, resultado do compromisso de todos os envolvidos no cumprimento rigoroso dos protocolos de enfrentamento da pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *